sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os esgotos

O esgoto é a forma do homem se desfazer das águas, que depois de utilizadas em diversas atividades cotidianas, (como lavar os pratos, tomar banho entre outros usos domésticos, comercias ou industrias), apresentam as suas características naturais alteradas devido ao contato com outros líquidos e componentes químicos, a depender de qual seja a utilização deste recurso natural, se tornando impróprias para o consumo.
Existem diversos fatores que influenciam a composição de esgotos como o uso das águas de abastecimento,o clima, os hábitos e as condições sócio-econômicas da população a presença de efluentes industriais, infiltração de águas pluviais, idade das águas residuárias, etc.

ESGOTOS DOMESTICOS : São constituídos aproximadamente de 99,9% de líquido e  0,1% de material sólido, contêm basicamente matéria orgânica e mineral e  alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos e não patogênicos.
A parcela da matéria orgânica presente nos esgotos sanitários é composta por um número muito grande de microrganismos vivos oriundos, principalmente, do intestino dos indivíduos que contribuíram para a formação das vazões esgotáveis.
Tem-se uma idéia quantitativa do número de bactérias presentes nos esgotos domésticos observando-se a concentração de coliformes fecais, (êntero-bactérias comuns aos animais de sangue quente) que é da ordem de 106 a 107 por cem mililitros (medida aproximada de um copo d'água). Essas bactérias não são perigosas, mas sua presença em mananciais de água agrava a possibilidade da presença de microrganismos prejudiciais a saúde do homem, chamados de agentes patogênicos, provenientes das fezes ou urina de portadores destes sem, no entanto, implicar em alguma proporcionalidade numérica entre si.
No estudo da composição dos esgotos sanitários podem ser encontrados agentes provocadores de doenças transmissíveis tipo cólera, febres tifóides, disenterias, leptospirose, amebíase, ancilostomose, shistosomose, etc, que dependendo do padrão de saúde da região, podem ser configuradas como doenças endêmicas ou epidêmicas.
Uma série de microrganismos patogênicos para o homem normalmente o atingem através dos despejos fecais oriundos de pessoas infectadas. Esses microrganismos na sua maioria bactérias, vírus, protozoários e vermes, provocam doenças entéricas infecciosas que podem ser fatais.


                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário